Os colegiais fazendo uma trilha no dia de convivência

Que estou esperando?

Jovens colegiais de São Paulo se reuniram para três dias de convivência, e aqui trazem seus testemunhos. «Não discursos nem teorias, mas a vida cheia de significado e, por isso, cem vezes mais»
Mônica Chiquetto do Lago

A ideia nasceu num dia de outubro, ao final de uma reunião de Escola de Comunidade. Alguns colegiais estavam comentando sobre a proximidade entre duas chácaras de suas famílias, no interior de São Paulo, quando um deles sugeriu: «A gente podia viajar para lá juntos!» E a coisa foi ganhando forma até decidirmos ir agora em janeiro, marcando a retomada do ano letivo com uma convivência nossa. O título do passeio foi: “Que estou esperando?” De uma forma muito simples, nos organizamos, fizemos as inscrições e chamamos os amigos.

Foram três dias muito intensos, em Pardinho e Bofete, de 26 a 28 de janeiro. Dias repletos de caminhadas, jogos, conversas, cantos e amizade. No sábado, juntaram-se a nós mais alguns amigos que foram passar o dia conosco e, no final, éramos trinta pessoas.
Uma grande alegria poder viver na carne essa companhia guiada ao destino. Não discursos nem teorias, mas a vida cheia de significado e, por isso, cem vezes mais.

A seguir, alguns testemunhos dos meninos, que contam de suas experiências, respondendo à pergunta: «Essa viagem foi importante para você? Por quê?»

«Para ser sincera, não estava muito ansiosa por esses dias, pois diferente das outras viagens que fiz com os colegiais, eu já conhecia o lugar, não seria tudo uma grande novidade. Mas no fim, foi! Dessa vez foi tudo mais legal, mais intenso! Fazer a trilha foi mais legal porque tinha mais gente! Jogar vôlei também foi mais legal porque, além de nós, o Padre Ignazio e o Cesco também entraram na brincadeira! Cantar com todo mundo também foi mais legal! No último dia, ouvi algumas pessoas dizendo que essa foi uma das melhores viagens que já fizeram, e fiquei pensativa sobre isso. Até então não tinha percebido o quão grande foi essa viagem! Mas assim como ouvi de alguns, também afirmo: esses dias, com toda certeza, foram um dos mais fascinantes que já vivi!»
Ana Beatriz, 17 anos

«Essa viagem foi para mim um momento muito importante, pois excede uma simples viagem comum de férias. Nessa experiência única que tivemos, não encontramos apenas destinos físicos ou belas paisagens, mas também uma conexão profunda com a nossa fé e a comunidade. Cada passo, cada brincadeira, cada oração se unem para criar uma memória única em nossas vidas que ficará marcada para sempre em nós! Essa convivência com amigos e também pessoas novas intensificam mais a experiência e fazem com que possamos colocar em prática os temas que foram propostos.»
João Paulo, 16 anos

«Para mim esses dias foram simplesmente especiais, não só pela companhia dos nossos amigos, mas também por poder ter recebido eles em minha casa, algo que me marcou atrelado com os aprendizados vindos da convivência com o pessoal. Essa viagem me alegrou muito.»
Pedro, 14 anos

«Eu diria que minha resposta para essa pergunta é com certeza ‘sim’. Faltam poucos dias para voltar às aulas, consequentemente, se tornaria cada vez mais difícil ter oportunidades como essa de viajar e se divertir, então digamos que essa foi uma forma de fechar o período de férias com ‘chave de ouro’. Além disso, a companhia dessas pessoas que estiveram comigo tornou a viagem ainda mais importante, pois estávamos sempre conversando e brincando, o que acabou nos aproximando e permitindo nos conhecer melhor. Outra coisa que eu gosto nesse tipo de viagem é que sinto que consigo me conectar com Deus em alguns momentos como fazer uma trilha, cantar ou estar em uma missa ao ar livre. Às vezes eu penso o quanto o destino é engraçado, porque eu com certeza não imaginava que fazer aos sábados um curso preparatório para o vestibulinho iria resultar em conhecer todas essas pessoas incríveis e ter experiências significativas como a dessa viagem. Sem dúvida nenhuma eu sou muito grata por isso.»
Bianca, 16 anos